Folar de Maçã

Carrazeda de Ansiães

Separador

Este Folar de Maçã é um produto de inovação que conjuga de uma forma harmoniosa os elementos comuns da bola transmontana com ingredientes imprevistos e inovadores.

Tem por base elementos tradicionais como a massa da bola transmontana e ingredientes endógenos do planalto carrazedense, como a maçã, e do Douro como a uva (passa) e a laranja. Da massa que é a base do folar fazem parte ingredientes como a farinha, o azeite, a laranja, o leite e o bicarbonato de sódio. O recheio é composto por maçã do planalto carrazedense, creme de ovo, uvas passas, amêndoa e canela. Esta mistura tem como resultado um doce de sabor suave onde se destaca a textura e paladar da maçã carrazedense fatiada e humedecida.

Neste breve vídeo https://www.youtube.com/watch?v=GUqx4Ik20cQ de 1’56’’, a Dona Adélia Ribeiro desvenda-nos a história da sua criação. Convém referir que a maçã produzida no planalto carrazedense, com cota acima dos 600 metros de altitude, é de óptima qualidade e destaca-se das demais sobressaindo pelo seu aroma, cor, textura e paladar.

É no planalto de Carrazeda que os agricultores há muito que apostaram nas plantações de pomares de macieiras. A maçã do planalto carrazedense é sumarenta e está sujeita aos mais elevados padrões de seleção.

Este doce faz-se acompanhar pela uva (passa) do Vale do Douro Património da Humanidade, numa utilização inovadora deste produto também ele, ex-libris do município. E porque o Folar de Maçã convida, mas também porque nos encontramos na “região demarcada mais antiga do mundo”, acompanhamo-lo com um extraordinário vinho fino generoso.