Gastronomia TMAD

Separador

Projeto de Valorização e Promoção da Gastronomia e dos Produtos Ligados à Alimentação de Trás-os-Montes e Alto Douro, um trabalho que pretende salvaguardar e projetar as riquezas da cultura alimentar desta região e, em última instância, preparar uma Candidatura à Lista de Boas Práticas do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

A gastronomia é dos fatores que valorizam a relação com a terra, das gentes que vivem junto da terra, que conhecem o passado, o presente, e o futuro que ambicionam para as pessoas. Delas pode vir a principal resposta aos desafios gravíssimos do nosso tempo, aos quais responde aqui a vontade da gente transmontana de antes quebrar que torcer. Merecem o respeito e gratidão da comunidade desta terra portuguesa onde tivemos a honra de nascer.” Professor Doutor Adriano Moreira (15 de abril de 2016) no lançamento da ideia da candidatura da gastronomia e dos produtos ligados à alimentação de Trás-os-Montes e Alto Douro a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO, que decorreu no Restaurante Maria Rita, Quinta do Romeu.

logo-GastronomiaTAMD

Trás-os-Montes e Alto Douro, geografia física e humana resiliente, território relativamente isolado, mas com uma harmonia ancestral com os ciclos da natureza, onde foram surgindo práticas únicas de recoleção, de caça, de pastorícia e de agricultura, modos próprios de cultivar, colher, preservar, confecionar e até de comer, de tradições de comunhão dos frutos deste labor telúrico, uma comunhão de cariz familiar, comunitária, mas também festiva, marcada pelas estações do ano, pelos ritmos das plantas e dos animais - a apanha da azeitona, a vindima, a matança, o fumeiro - e pelas efemérides mais populares e perenes como o Natal ou a Páscoa, gerando receitas e produtos em função de ciclos imemoriais. Saberes e sabores de excelência e alto valor nutritivo que só aqui existem, porque só aqui se geraram estas difíceis e peculiares condições físicas e humanas, um conhecimento inter-geracional que nos propomos preservar e valorizar. A Candidatura à Lista de Boas Práticas do Património Cultural Imaterial da UNESCO é parte integrante do Projeto de Valorização e Promoção da Gastronomia e dos Produtos Ligados à Alimentação de Trás-os-Montes e Alto Douro. Um trabalho multifacetado de salvaguarda e projeção das riquezas da cultura alimentar desta região.